Skip navigation
114 Views 1 Reply Latest reply: Jul 11, 2012 6:27 PM by matholiver RSS
jefferson_danylo Just Startin' 1 posts since
Jan 22, 2011
Currently Being Moderated

Jul 11, 2012 5:53 PM

Dúvida: posicionamento dos blocos de efeitos

Olá galera!

 

Na verdade tenho uma dúvida bem simples: qual a diferença em utilizar os blocos de efeitos na cadeia pré ou post - antes ou depois do posicionamento do amp?

Sei que existe uma diferença sonora considerável quando utilizamos, por exemplo, a distorção posicionada antes ou depois do ampli e que a forma mais usual da cadeia de efeitos é guitarra -> filters (wha´s e etc) -> compressores & limiters -> overdrives e distorções -> equalizações -> modulações -> delay -> AMP.

Não consigo entender como se daria essa ligação com um AMP no início da cadeia de efeitos...

 

Abraço!

  • matholiver Just Startin' 34 posts since
    Oct 6, 2008

    Jefferson, não há regras para posicionamento de efeitos, mas existe uma grande maioria que utiliza um padrão nesse posicionamento.

     

    O AMP (entenda-se pré-amp) na verdade geralmente fica quase no centro da cadeia de efeitos, com os pedais de wah, comp, dist, fuzz, sendo geralmente posicionados antes do estágio de pré. Os efeitos de modulação, como chorus, delay e também reverbs são geralmente "post", pois se obtém um resultado mais padrão do que se colocados antes. Por isso esses efeitos são comumente ligados no send/return do amp (que está exatamente entre o pré e o power de um amp valvulado tradicional)... Seguindo essa receita, geralmente vc obtém um timbre quente e padrão do que a indústria musical utiliza atualmente, mas como disse não há regras, eu mesmo gosto de utilizar o compressor antes e às vezes pós amp, bem como o equalizador.

     

    Fica a dica... coloque os efeitos com posicionamentos distintos e grave no seu computador, ouça e decida por vc mesmo quais "spots" são mais adequados para seu estilo, bem como para seu gosto pessoal.

     

    Abs, e espero ter ajudado.

More Like This

  • Retrieving data ...

Bookmarked By (0)